quarta-feira, 5 de julho de 2017

Grandes vultos: Floriano Peixoto - Parte 04.

Almirante Saldanha da Gama


GRANDES VULTOS BRASILEIROS QUE MARCARAM A HISTÓRIA NAS SUAS MAIS DIVERSAS ATIVIDADES
FLORIANO PEIXOTO – PARTE 04
O Almirante Saldanha da Gama não era custodista. Mas detestava Floriano. Detestava a República. E adorava a si próprio. Falava de si na terceira pessoa, como se fosse uma Instituição: “O Almirante Saldanha da Gama declara isto, O Almirante Saldanha da Gama quer aquilo”.
Floriano sabia-o muito prestigioso na Marinha de Guerra. A 28 de abril de 1892 convidou-o para vir ao Palácio Itamarati que era, então, a sede do governo. Saldanha veio, acompanhado do guarda-marinha Rafael Brusque. Ao recebê-lo à porta, o Coronel Alves, chefe da Casa Militar da Presidência, disse-lhe amavelmente que não precisaria de vir fardado, pois tratava-se de encontro particular com o Major.
– O Almirante Saldanha da Gama – rugiu imediatamente a instituição – não mantém negócios particulares com sua excelência o Senhor Presidente da República e, portanto, só pode vir à sua presença uniformizado segundo estipulam os regulamentos. Puf!
Floriano recebe-o no salão de honra, de fraque e calça listrada. Não se senta no sofá, mas numa poltrona. Indica o sofá ao visitante. Impossível maior deferência.
A Instituição alastra-se no sofá, não estranhando nada. Julga naturais e justas todas as homenagens. Floriano toca em assuntos reais. A Instituição ouve. Situação difícil. Por fim estoura:
– De certo não foi para conversar banalidades que Vossa Excelência chamou aqui o Almirante Saldanha da Gama. Pede-lhe o Almirante que lhe diga o motivo da sua chamada.
Patrão falando a lacaio.
Floriano não se exalta. Sugere ao Coronel Alves que vá tomar qualquer coisa com o guarda-marinha Rafael Brusque. O guarda-marinha olha para Saldanha e fica firme. Floriano roga a Saldanha que afaste o guarda-marinha. Quer falar-lhe a sós. Saldanha, com um gesto, ordena ao guarda-marinha que se retire. Ufa!
Continua
GONDIN DA FONSECA

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...